De certa maneira é uma revisão dos estilos anteriores de forma mesclada e com inovações na técnica e na concepção;
Em 1837 criou-se na França a Comissão dos Monumentos Históricos, que chamou a atenção para a arquitetura medieval;
Aqui o neoclássico se enriquece de motivos em leque e arcadas;
São arquitetos clássicos que, ‘em nome da própria antiguidade’, tentam progredir utilizando os novos materiais e adaptando-se às peculiaridades do clima, bem como das funções;
Um exemplo conhecido é o Teatro Municipal do Rio de Janeiro;
As campanhas antropo-arqueológicas ao Egito introduzem as esfinges, lótus, etc.
Da Antiguidade são buscadas as colunatas da Roma imperial; da Grécia antiga são trazidos os pórticos dóricos;
Os temas alegóricos e exóticos são usados à exaustão;
O estilo trovador (Medieval) e o gótico, agora chamado ‘catedral’, aparecem a partir de 1820;
Emprega-se, ‘desrespeitosamente’, diversos materiais sem função alguma, a policromia e a acumulação ornamentativa e de estilos do passado;
Surgiu na 2a metade do século XIX, e sua tipologia mais conhecida é a Ópera de Paris, de Charles Garnier (1861-1875);
Seu ressurgimento esteve ligado à leitura das trovas medievais e ao culto do pitoresco;
Esse novo e ‘traduzido’ gótico é estranho e insólito, mesclado a motivos medievais e árabes;
Foi empregado principalmente como alternativa ao neoclássico na construção de grandes igrejas;
As guerras napoleônicas fortaleceram os nacionalismos na Europa anglo-saxã, que optou definitivamente pelo neogótico em detrimento do neoclássico, associado à cultura francesa;
Assim, o Parlamento Inglês é considerado o maior monumento de reviviscência gótica;
Já os estilos neobarroco e neo-renascentista substituíram de vez o neoclássico em meados de 1850 até 1880; ambos estão resumidos na Ópera de Paris;
No Rio de Janeiro o Castelinho na Praia do Flamengo e a sede do Instituto Osvaldo Cruz são exemplos claros dessa mescla de estilos a partir de uma estrutura principal.
- Em Londres foi erguido o Palácio de Cristal, uma arrojada construção em ferro e vidro (1851), na verdade, uma grande estufa.
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