O ideal de clareza e equilíbrio do Renascimento é solapado bruscamente;
O desequilíbrio é marcado pela imitação exagerada e artificial das grandes fórmulas em voga;
É a exacerbação do Eu do humanismo, repleto de significados obscuros e dramáticos;
O manierismo, em geral gracioso, indicaria, sobretudo a preocupação de integrar a obra no ambiente;
Os arquitetos maneiristas cuidaram especialmente da fachada e da urbanística;
Alguns teóricos sustentam que foi uma ligação entre a Renascença e o Barroco;
Naquele período foi considerado por muitos uma arte pequena, sem valor genuíno;
A noção de equilíbrio é relativizada por essa arte mais turbulenta e insólita;
Floresceu entre 1525 até mais ou menos 1600, entre o renascimento pleno e o barroco;
Tal como acontecerá no Rococó posteriormente, apresenta capricho nos detalhes e labirintos;
Semelhantemente ao Gótico do passado, prioriza as igrejas em planos longitudinais, isto é, mais longas que largas; buscava-se uma atmosfera de serena dignidade;
As naves são escuras, o acesso aos coros é com escadas em caracol, há guirlandas de frutas e flores nas construções civis;
As formas côncavo-convexas exageram os contrastes de luz e sombra; o interesse maior era pela realidade de todos os dias;
Quanto ao nome do novo tempo, uns o chamaram Renascimento Tardio, outros (os alemães, desde 1920) Manierismo;
Exemplo típico: Palácio do Tè, em Mantua;
- Principais nomes: Paolo Veronese, Tintoretto, Andrea Palladio, Giorgio Vassari, Rosso Fiorentino, Giovanni di Bologna.
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