Em linhas gerais foi o estilo islâmico adaptado e complexificado no contexto ibérico (Portugal e Espanha);
O modelo ‘madrasah’ também foi usual na península ibérica: um pátio quadradro interno com uma fonte ao centro;
Em cada lado do pátio se abre uma saleta retangular abobadada;
A clareza geométrica foi uma contribuição eminentemente turca (bizantina);
A natureza flexível das primeiras mesquitas permitiu quadruplicar o tamanho do templo;
Na Espanha, a ‘floresta’ de colunas delgadas sustenta palácios cobertos com telhados em formato de abóbada;
As nervuras cruzam-se em vários sentidos criando uma rede de alvéolos;
O efeito espacial é de algo fluído, ilimitado e misterioso;
As saliências e reentrâncias das paredes fazem a superfície parecer uma gaiola rendilhada;
O estilo mourísco chega ao máximo de requinte no Palácio da Allambra de Granada, construído durante a baixa Idade Média;
Em função disso, mesmo estando no Ocidente, surge no imaginário coletivo como a representação cênica característica de As Mil e Uma Noites.
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